segunda-feira, 13 de outubro de 2014

POR FAVOR em crioulo — "Tanpri" ou "souple"?

     Como se diz "por favor" em crioulo? Duas opções: TANPRI ou SOUPLE. Qual é a diferença?
     Bem, primeiro vale notar que o mais usado geralmente é "tanpri". E não há regra quanto a quando usar um ou outro. Ambos podem ser usados em qualquer frase.
     Sepandan ... (No entanto...)
      Para alguns haitianos há um pequena diferença.
     Alguns haitianos dizem que não há absolutamente nenhuma diferença. Já outros dizem que "TANPRI" é um pouquinho menos formal que "SOUPLE".
     O mais importante é saber que se pode usar qualquer um dos dois em qualquer circunstância e você não estará errado. Tanto faz usar um ou outro.
     Talvez lhe interesse saber da origem destas duas palavras usadas para dizer "por favor" ... Ambas vêm do francês!
     SOUPLE vem do francês "S'IL VOUS PLAÎT" que significa literalmente: "se isto te agrada..." Essa é a forma francesa para "por favor".
     TANPRI vem do francês "JE T'EN PRIE", que significa "Eu lho imploro".

           N'a pale pita!
Artigo revisado em 08/12/2015.

4 comentários:

  1. Bruno, sou eu outra vez!!!
    Pra aprender um idioma, eu preciso aprender a ler primeiro, depois tudo se torna mais fácil...
    Vc teria alguma matéria de oxítona, paroxítona e proparoxítona???
    De qualquer maneira, saiba que tem sido muito útil.. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não escrevi nada sobre isso, no entanto, não há muito a falar nesse respeito porque todas as palavras são oxítonas. Mesmo que ela seja acentuada em outra sílaba que não seja a última, ainda sim ela é oxítona. Vale lembrar que o único sinal diacrítico o crioulo é o acento grave (`). O acento grave, no crioulo, tem a mesma função do acento agudo na língua portuguesa.

      Excluir
  2. Bruno, parabéns! O blog está demais. Confesso que estou vendo tudo pela primeira vez mas está perfeito, está me ajudando bastante. Mèsi!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, parabéns! O blog está demais. Confesso que estou vendo tudo pela primeira vez mas está perfeito, está me ajudando bastante. Mèsi!

    ResponderExcluir

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...