terça-feira, 14 de outubro de 2014

Passado perfeito e imperfeito — Os marcadores TE e TE KONN

Para entendermos como construir frases com os passados perfeito e imperfeito, vamos relembrar em que situações usamos cada um.

Pretérito perfeito. Este tempo verbal narra um fato concluído no passado.
Exemplo: Eu assisti à televisão ontem.
Em crioulo haitiano: M te gade televizyon yè.

Pretérito imperfeito. Este tempo verbal narra algo que costumava acontecer no passado e foi interrompido.
Exemplo: Eu assistia (costumava assistir) à televisão todo dia quando era jovem.
Em crioulo haitiano: M te konn gade televizyon chak jou lè m te jèn.

Assim, use a partícula TE antes do verbo para colocá-lo no pretérito perfeito. Mas, ao construir uma frase como o pretérito imperfeito, use TE KONN.

Para frases negativas, veja abaixo.

Eu não vendi minha televisão = M pa t vann televizyon mwen.
Eu não vendia televisões = M pa t konn vann televizyon.

Assim, a partícula de negação do passado perfeito é PA T. Já a partícula de negação para o passado imperfeito é PA T KONN.

Agora é só praticar!

O que achou da informação? Deixe seu comentário!

4 comentários:

  1. Boa noite Bruno!
    As tuas regras tem me ajudado MUITO... Agora estou precisando absorver vocabulário, tem algum site pra me indicar pra comprar um bom dicionário?? E algum site que poderia fazer uns exercícios de prática?? Vc tem meu email né? Se quiser pode me responder por lá, se não quiser fazer propaganda, não tenho o teu.. :(
    Mas muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Bruno.

    No caso o pa é não? E o t abreviado seria o Te?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Amei esta explicação. Obrigado. Silvana

    ResponderExcluir

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...