quarta-feira, 27 de julho de 2016

O verbo "se" no passado e futuro — Parte 7

     ***ESTE ARTIGO É ÚLTIMO DE UMA SÉRIE DE 7 ARTIGOS. LEIA-OS EM SEQUÊNCIA PARA MELHOR APROVEITAMENTO. QUER COMEÇAR DESDE O PRIMEIRO ARTIGO? CLIQUE AQUI!***

     Abaixo considera-se o uso do verbo “SE” no passado e futuro. Como sabem, já faz um bom tempo que este artigo é aguardado! Inicialmente iríamos tratar do verbo “SE” em todos os tempos verbais, mas as pesquisas acerca do verbo “SE” ainda não estão concluídas. Assim, decidi liberá-lo com as regras principais de uso no passado e futuro (sem incluir as formas negativas, por enquanto).
      Lembram que falei sobre o projeto de uma “gramática do crioulo haitiano”? Aguardem, algo bem completo está sendo preparado, algo que leva tempo, mas será bem abrangente. Enquanto isso, continuem contando com o blog! Escrevam suas dúvidas, comentem aqui, mandem suas sugestões. Vamos aprender mais um pouco sobre o verbo “SE”.

No passado:

a)     Para ligar o sujeito a um adjetivo ou localização, usa-se o TE apenas.

Exemplos:
Li te kontan = Ele estava feliz
Li te lakay li = Ele estava na casa dele

b)     Para ligar o sujeito a um substantivo, geralmente uma informação sobre o sujeito, usa-se o TE após o SE (SE TE).

Exemplos:
Li se te pwofesè pòtigè = Ele era professor de português

No futuro:

a)     Para ligar o sujeito a um adjetivo ou localização, use PRAL entre o sujeito (pronome ou nome) e o adjetivo ou local onde se encontra o sujeito.

Exemplos:
Li pral kontan anpil = Ele ficará muito feliz1
L ap kontan anpil = Ele ficará muito feliz
Li pral nan lekòl la demen = Ele estará na escola amanhã
Li ap nan lekòl la demen = Ele estará na escola amanhã

b)     Para dizer “será”, temos algumas opções. Em “ele será um professor”, pode-se substituir “será” por “se tornará”. Quando o verbo “ser” for empregado com o sentido de “tornar-se” prefira usar o verbo “vin”.

Exemplo:
Li pral vin yon pwofesè anglè = Ele será um professor de inglês

c)      Se o verbo “ser” não tem o sentido de “tornar-se”, quando queremos ligar o sujeito a algum substantivo, a uma informação sobre ele, a uma expectativa, pode-se usar “se pral”. A construção “se pral” é usada, sobretudo, em começo de frases.

Exemplo:
Se pral yon jou espesyal = Será um dia especial
      Como já disse, há muito mais para falarmos do verbo “SE”, aguardem as novas matérias que estão por vir. Mandem suas dúvidas pelo formulário de contato ou pelo e-mail aulasdecrioulohaitiano@gmail.com.
Até mais!


1O verbo “se” pode ser traduzido por “ficar”, que também é um verbo de ligação. Verbos de ligação ligam o sujeito a adjetivos, alguns desses são: ser, estar, ficar, permanecer. Alguns verbos ora exprimem ação ora exprimem a função de verbos de ligação, é o caso do verbo “andar”. Em “ele anda rápido”, referimo-nos à ‘ação de andar’. Em “ele anda triste”, ligamos o sujeito ‘ele’ ao adjetivo ‘triste’, neste caso ‘andar’ não funciona como um verbo de ação, mas de ligação.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...