quinta-feira, 21 de maio de 2015

Presente progressivo — Usando o AP em crioulo haitiano


     Como construir frases no presente progressivo, usando o gerúndio da língua portuguesa? Em português o gerúndio dos verbos é usado para indicar algo que acontece no momento da fala. Por exemplo: "Você está lendo este artigo". O verbo "ler" aí foi usado no gerúndio. O gerúndio é a forma nominal do verbo que termina em -ando, -endo e -indo. Também há os derivados do verbo "pôr" que terminam em "-ondo". Em crioulo haitiano usamos a partícula "AP" para transportar o verbo para o "presente progressivo". Assim, peguemos um verbo para exemplo. Podemos escolher o verbo . . . VANN, que é o verbo VENDER. Qual é o gerúndio de "vender"? Isso mesmo! É "vendendo". E como ficaria em crioulo? Simples! Basta acrescentar o "ap" antes do "vann", assim, fica ... AP VANN = VENDENDO. Ótimo!!! Vamos a outro detalhe.

AP — Presente progressivo

     Vamos agora formar uma frase no presente progressivo. Primeiro em português e depois nós a traduziremos para o crioulo. Vamos usar novamente o verbo VANN (vender). Podemos dizer algo como . . . "Estou vendendo meu carro". Vamos pensar na construção dessa frase em português. Usamos aí o verbo "estar", acrescentamos o gerúndio do verbo "vender" e indicamos o que está à venda.
      Na língua portuguesa (em linguagem formal), SEMPRE que usamos o gerúndio precisamos usar o verbo "estar" antes. "Estou falando", "está vendendo", "estamos comendo". No crioulo isso NÃO é necessário. Não precisamos usar o verbo "estar". Basta acrescentar o "AP". Vamos, então, traduzir a frase que fizemos acima.
      ESTOU VENDENDO MEU CARRO ... como fica em crioulo?
      Não podemos simplesmente dizer "estou". Quem está? "Eu". Então colocamos "Mwen". Mas, não usaremos o verbo "estar", então já esquecemos dele e partimos para o "AP". Depois do "AP" colocamos o verbo principal, que é ... "VANN". E como se diz "o meu carro"? Lembre-se de que em crioulo não dizemos "meu carro", mas é invertido e fica: "carro meu". Ops! Lembre-se, também, de que o artigo "O" deve ir para o final, não no começo como em português. Então ... fica... MACHIN MWEN AN. Juntando tudo isso temos a frase ...
      Mwen ap vann machin mwen an = Estou vendendo meu carro.
     Mas, podemos reduzir um pouco essa frase. Como? Bem, podemos trocar "MWEN" pela sua forma curta, que é "M". Assim ficaria...
     M'ap vann machin mwen an.
     Agora vem um detalhe muito importante!! O uso do "ap" não acaba aqui. O "ap" é usado em outra situação que indica futuro!! Vamos considerá-la agora.

AP — Quando "ap" indica o FUTURO

      É muito comum, no crioulo haitiano, o "ap" ser usado para construções do futuro. Sim! Geralmente quando o "ap" é usado para dar a ideia de futuro, haverá na frase um marcador de tempo específico. Na língua portuguesa esse uso do gerúndio é menos frequente, mas ocorre em alguns casos. Quando dizemos para alguém: "Estou chegando aí em 5 minutos", ou "Pode deixar! Amanhã já estou ligando para ele e a gente resolve isso". Reparou? Usamos o gerúndio, que seria para um evento que está acontecendo no momento, mas na frase há marcadores como "em 15 minutos" ou "amanhã" que indicam que o evento é futuro, não está em progresso ainda. Vamos ver algumas frases comuns que podemos ouvir por aí ...
      M ap rele ou demen = Literalmente significa: Estou ligando para você amanhã. Mas, se fôssemos traduzir, não vamos traduziríamos assim. Diríamos: Eu te ligo amanhã, ou Amanhã eu vou te ligar. (Nós, em português, usamos também o presente para expressar futuro. "Eu te ligo" é presente, o futuro é "Eu te ligarei" ou, como está na segunda frase: "Vou te ligar".)
     Ki lè w ap rive? = Literalmente seria: Quando você está chegando? Mas a ideia que queremos expressar é: Quando você vai chegar? (Ou: quando você chegará?)

PAP — A negação do AP

      Como já vimos em outro artigo (se não viu clique aqui), para fazermos frases negativas usamos o "PA". Se quisermos fazer uma frase negativa no presente progressivo juntamos o "PA" com o "AP". Mas, não fica PAAP, fica PAP. Ou, pode ser que vocês também vejam como "P'AP", tanto faz como esteja escrito.
     Usando o "pap" para negação no presente progressivo: Lembra-se da frase que fizemos lá no começo do artigo? A frase é: Estou vendendo meu carro, em crioulo é: M ap vann machin mwen an. Se quisermos transformar essa frase afirmativa em negativa, substituímos o "AP" por "PAP".
     Assim, a frase fica: Mwen pap vann machin mwen an = Não estou vendendo meu carro.

     Usando o "pap" para negação do futuro: Do mesmo modo que em algumas ocasiões o "ap" será usado para o futuro, também usaremos o "pap" para negar o futuro. Voltemos à frase "M ap rele ou demen" (Vou te ligar amanhã). Se quisemos transformar essa frase em uma negação, basta substituirmos o "AP" por "PAP".
      Assim fica... Mwen pap rele ou demen (Não vou te ligar amanhã)

Dúvidas?!?! Mandem suas perguntas!! Sugiram assuntos!! Fiquem atentos aos novos artigos! Até mais! Babay!

Nota: Falamos bastante do gerúndio neste artigo, o que segue a tradição da gramática portuguesa. Em crioulo não há propriamente o gerúndio, esta forma com o AP chama-se, na verdade, particípio presente, na gramática crioula haitiana.
Revisão de 07/07/2016.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

6 comentários:

  1. Excelente explicação!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. como faço pra escrever em haitiano pois não consigo acentuar as palavras no. meu celular ou computador w' o que significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vá em Configurações - Modo de Entrada (ou algo do tipo) e escolha o idioma francês. Não precisa desmarcar a opção português, assim vc terá as duas opções habilitadas. Pronto! Sempre que vc acionar o teclado, basta selecionar ao lado da barra de espaço, uma tecla com um desenho do globo terrestre. Altere para francês e "Voilà"!

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. como faço pra escrever em haitiano pois não consigo acentuar as palavras no. meu celular ou computador w' o que significa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...