quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Você pergunta, o Blog responde: Qual é a diferença entre RAPID e VIT?

      Há alguma diferença? Sim. Apesar de essas duas palavras até serem equivalentes no significado, elas pertencem a classes gramaticais diferentes e, por este fato, têm a colocação dentro da frase regida por regras! Ai as regras gramaticais... Vamos lá entender mais essa?
     "RAPID" é adjetivo e "VIT" é advérbio. Assim sendo, temos de entender onde se deve colocar um adjetivo e um advérbio na frase, para sabermos usar esses termos corretamente. Mas, antes, vou mostrar a vocês, na prática, que os falantes de vários idiomas (incluindo o nosso) confundem adjetivos e advérbios toda hora. Os falantes do inglês então!!!! Ai se todos que falam inglês entendessem de gramática. (risos!) Vou-lhes dar um exemplo do português.
     Vocês já viram em algum lugar escrito assim: "Revistas grátis". Bem, essa frase não é a mais correta1. Na verdade, "grátis" é um advérbio, e nessa frase deveria aparecer um adjetivo. A frase deveria ser: "Revistas gratuitas", afinal "gratuita" é adjetivo. Viu? Nós confundimos todo o tempo. Vamos entender o que as regras dizem.

     Adjetivo A definição básica é: “Toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo”. Gravem bem isso! O adjetivo indica um atributo a um substantivo. Isso quer dizer que temos de observar se ao redor da palavra “rapid” está um substantivo, se estiver, podemos utilizá-la em vez de “vit”. Veja dois exemplos abaixo e qual está correto e qual não está.

1)      Mwen te pale rapid (Falei rápido)
2)      Polis la rapid lè yon moun bezwen yo 
(A polícia é rápida quando alguém necessita dela)

     Na primeira frase, repare que “rapid” está depois de um verbo. Ali deveria estar um advérbio, não o adjetivo “rapid”, afinal adjetivos só qualificam substantivos.
      Na segunda frase, no entanto, o adjetivo “rapid” está qualificando o substantivo “polis”. O uso segue o padrão gramatical. Na língua falada as duas formas podem ocorrer, na língua formal escrita não deve ocorrer, mas e se você viu isso ocorrer?! Bem, não é o padrão gramatical. Se essa confusão ocorre no português em grandes jornais, revistas e outros meios de comunicação, também acontecerá no crioulo.

     Advérbio → Em se falando de advérbio, ele ocorrerá pelo menos em três circunstâncias. Quais? Veja a definição básica: “Palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo, um adjetivo, um outro advérbio [...], exprimindo circunstância de tempo, modo, lugar, qualidade, causa, intensidade, oposição, afirmação, negação, dúvida, aprovação etc.” Sendo o advérbio um ‘modificador de verbo, adjetivo, ou outro advérbio’, ele pode aparecer somente perto dessas palavras, nunca em referência a um substantivo. Voltemos no caso de “revista grátis”, “grátis” sendo advérbio e “revista” sendo substantivo se “expelem” gramaticalmente, não devem vir juntos. Veja abaixo duas frases e julgue em qual delas o emprego de “vit” está correto.

1)      Timoun yo te aji vit lè manman yo rele yo
(As crianças agiram rápido quando a mãe os chamou)
2)      Yo te kouri rapid pou yo rive lakay yo 
(Correram rápido para chegar a casa deles)

       O caso especial de “byen rapid” e “byen vit” → Sendo “byen” um advérbio de intensidade (correspondente ao advérbio “bem” no português) admite-se o uso de outro advérbio (vit) ou um adjetivo (rapid). Vejas as palavras.

1)      Li te mache byen vit (Ele andou bem rápido)
2)      Li te mache byen rapid (Ele andou bem rápido)

     Alguns ainda podem afirmar que é preferível “byen vit”, especialmente quando este estiver modificando um verbo.

      Regra geral → Foi possível chegarmos a uma regra que se aplica de modo geral, para tirar dúvidas rapidamente. Lá vai a regra geral...

“Em português, troque “rápido” por “rapidamente”,
se ainda assim a frase tiver sentido, em crioulo deve-se usar “vit”,
se não der para substituir por “rapidamente” então deve-se usar “rapid””

      Não podemos esquecer que existe a forma “rapidman” que também equivale a “rapidamente” e é advérbio, ou seja, pode ser usado nos mesmos lugares que “vit”. Vejas as seguintes frases:

1)      Ele respondeu rápido
2)      Ela é rápida
          Note-se que no primeiro exemplo podemos dizer “Ele respondeu rapidamente”, mas no segundo não é possível dizer “Ela é rapidamente”, ou seja, no primeiro devemos usar “vit” (ou, “rapidman”) e no segundo “rapid”.

1)      Li te reponn vit
2)      Li rapid

      Bem, a confusão do adjetivo e advérbio sempre existirá. Muitos professores e gramáticos renomados falam em suas obras sobre a “adverbialização do adjetivo”. No entanto, queremos respeitar as fronteiras. Às vezes, seguir as regras causa estranhamento, mesmo para os nativos. Nós usamos corretamente o advérbio “bastante” mas nunca usamos a forma “bastantes”. Dizemos “Ele trouxe bastante coisa” quando o correto é “bastantes coisas”. E a vida segue... N ap wè nan atik ki vin apre a!

Notas:

1A frase “revistas grátis” pode não ser mais a correta, mas também não é a mais errada. Hoje, a Academia Brasileira de Letras já considera “grátis” um adjetivo também, de tanta confusão tiveram de ceder. Se a Academia está de acordo, quem sou eu para não estar. Alguns dicionários discordam.


Revisão de 20/02/2016.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Um comentário:

  1. Bom dia Bruno! Agora estou em uma cidade que não tem haitianos, mais continuo estudando muito e não há dúvida de que 90% do que sei de crioulo aprendi com você em seu blog. Então quero te dar os parabéns por continuar publicando esses artigos. Estou visitando também o blog ANNOUAPRANNPOTIGE.BLOGSPOT.COM.BR. Hoje recebi uma mensagem em áudio de uma amiga haitiana e entendi quase 100% do que ela disse. Muito obrigada por isso! Um abração!

    ResponderExcluir

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...