Vejamos algumas estruturas para comparações em crioulo haitiano. O X1 representa a pessoa/coisa que tem algo a mais em relação a outra, que é representada por X2. O que está destacado em negrito são os termos que usamos para realizar a comparação. A letra V corresponde a Verbo, e Adj refere-se a Adjetivo.
São essas as estruturas possíveis:
(1) X1 pi Adj pase X2
(2) X1 V (plis) pase X2
(3) X1 pi Adj ke X2
(4) X1 V plis ke X2
Vamos exemplificar cada estrutura, começando por (1).
(1) X1 pi Adj pase X2
B pi bèl pase A
'O B é mais bonito do que o A'
O espaço do Adjetivo foi preenchido por bèl (bonito) nesse exemplo, mas poderia estar ali qualquer outro adjetivo, como enteresan (interessante), léd (feio), wo (alto) etc. Passemos a ver a estrutura (2).
(2) X1 V (plis) pase X2
Lapen mache (plis) pase tòti
'O coelho anda mais do que a tartaruga'
Repare que, em construções com verbos, temos a forma plis e não pi. Veja também que plis está entre parênteses porque é opcional. A mesma ideia pode ser construída apenas com o verbo serial de comparação pase, como acontece em muitas outras línguas crioulas.
A partir da construção (3) veremos como é possível construir essas mesmas comparações que já vimos aqui com uma estrutura similar à do francês.
(3) X1 pi Adj ke X2
B pi bèl ke A
'O B é mais bonito do que o A'
Veja em (4) como é possível passar a mesma ideia da comparação feita em (2).
(4) X1 V plis ke X2
Lapen mache plis ke tòti
'O coelho anda mais que a tartaruga'
Note que em (4) já não é mais opcional o uso de plis, agora é parte essencial da construção frasal.
No próximo artigo veremos como se faz o comparativo de inferioridade, ou seja, dizer que algo é menos ... do que... Agora, por que você não vai até a página Dicionário, aqui no blog, e se diverte fazendo comparações para gravar bem a estrutura?! Babay!