domingo, 16 de novembro de 2014

Pronomes possessivos

     Primeiramente devemos recordar algo muito importante. Os pronomes possessivos do crioulo haitiano são exatamente os mesmos que os pronomes pessoais. Veja abaixo.

Mwen = MEU
Ou = SEU
Li = DELE, DELA
Nou = NOSSO, DE VOCÊS
Yo = DELES, DELAS

      Para ligar o que se possui a quem o possui, utilize o pronome após o que se possui. Assim, em vez de dizer MEU LIVRO, diga: LIVRO MEU.

     Lembre-se: o que se possui + quem o possui.

Exemplos:
     Machin li = Carro dele
     Liv mwen = Meu livro
     Televizyon nou = Nossa televisão
      Chèz yo = Cadeira deles

     Outra forma muito comum de indicar a posse de algo envolve colocar a preposição "pa" entre o que é possuído e o que se possui. Veja os exemplos para entender melhor.
      Machin pa li -ou- Machin pa l
      Liv pa mwen -ou- Liv pa m
      Televizyon pa nou
      Chèz pa yo

USO DOS ARTIGOS DEFINIDOS APÓS OS PRONOMES POSSESSIVOS

     Para acrescentar o artigo definido, siga as regras já explicadas em outro artigo.

O meu livro = Liv mwen an -ou- Liv pa mwen an -ou- Liv pa m nan
O livro dela = Liv li a -ou- Liv pa l la

      Em alguns casos dois artigos são permitidos. Veja abaixo.

Wayòm li an -ou- Wayòm li a

     O som da palavra WAYÒM permite que o artigo seja AN, mas tradicionalmente visto que o pronome LI acaba em vogal, também se pode usar o artigo A.

     Depois do pronome NOU sempre coloque AN. Veja abaixo.

Televizyon nou an = A nossa televisão.

      Conseguiu pegar bem as regras? Comece a praticar desde já! N a wè pita! Babay!

Artigo revisado em 24/12/2015.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

4 comentários:

  1. O "Pa" não é usado para dizer Não?

    Como diferenciar?
    Apenas pelo contexto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pa" também é usado para negação. Geralmente quando vem antes de um pronome pessoal (mwen, ou, li, nou, yo) ele é usado para indicar posse. E, em alguns casos, será usado como a preposição "para". É o contexto que indicará.

      Excluir
  2. Obrigada Bruno

    Seu Blog tem me ajudado muito.

    Como vc aprendeu o idioma pode me dar uma dica?

    Eu tenho tido facilidade em ler, mas ouvir e compreender ou montar frases no idioma tem sido difícil.

    Isso é comum?
    Como posso melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando um artigo com dicas de como começar do zero e outras dicas mesmo para os que não estão começando do zero, mas querem avançar no estudo do idioma! Fique atenta a esse artigo! E sempre tire suas dúvidas. Até mais.

      Excluir

Encerramento das nossas atividades

Queridos leitores, O blog Aprann Kreyòl Ayisyen cumpriu seu objetivo. Estamos encerrando nossas atividades e não temos planos de postagens e...